15 sintomas de problema na tireoide que você precisa conhecer
Você já se perguntou se aquele cansaço constante, a queda de cabelo ou a dificuldade para emagrecer podem ter relação com a sua tireoide? Muita […]
Os hormônios são mensageiros químicos que regulam praticamente todas as funções do nosso organismo. Em equilíbrio, eles contribuem com energia, bem-estar, metabolismo adequado, fertilidade, desempenho mental e até equilíbrio emocional.
Mas quando algo foge da normalidade, o corpo envia sinais claros de que existe um desequilíbrio hormonal, e aprender a reconhecer esses sinais é o primeiro passo para recuperar e manter a saúde e a qualidade de vida.
Aqui, você vai conhecer 10 sinais de desequilíbrio hormonal em mulheres e entender por que eles não devem ser ignorados.
Cansaço excessivo, mesmo após uma boa noite de sono, pode estar relacionado a alterações em hormônios como cortisol, hormônios da tireoide e estradiol.
Ganho de peso sem explicação ou dificuldade para emagrecer podem estar ligados à resistência à insulina, ao hipotireoidismo ou à queda de estradiol e progesterona.
A deficiência de estrogênios, de hormônios da tireoide e até de testosterona influencia diretamente a saúde dos fios e das unhas.
Insônia, dificuldade para pegar no sono ou sono fragmentado podem estar relacionados a alterações em melatonina, cortisol, progesterona e estradiol.
Oscilações emocionais, irritabilidade e até quadros de ansiedade e depressão podem ter base em desequilíbrios de progesterona, estradiol e serotonina (que depende de hormônios e nutrientes para sua síntese adequada).
A diminuição do desejo sexual é um sinal clássico de queda de testosterona, progesterona e estradiol, que atuam diretamente na vitalidade e no interesse sexual.
Atrasos, fluxos intensos ou ausência de menstruação são sinais importantes de que o eixo hormonal não está funcionando em harmonia.
O estradiol é fundamental para a elasticidade e hidratação da pele. Sua queda pode deixar a pele mais seca, fina e envelhecida precocemente.
Esquecimento, dificuldade de concentração e “névoa mental” podem estar ligados a níveis inadequados de estradiol, progesterona, testosterona e hormônios da tireoide.
O desequilíbrio hormonal também pode afetar o intestino, provocando constipação, inchaço, diarreia e até síndrome do intestino irritável.
Você também pode gostar de saber mais sobre Hierarquia Hormonal: Entenda onde começa o equilíbrio
Os sinais de desequilíbrio hormonal em mulheres podem parecer comuns e até “normais” em certas fases da vida. Mas não são.
Eles indicam que o corpo está pedindo atenção e que precisa de ajustes para voltar ao seu funcionamento ideal. Não tratar os desequilíbrios hormonais é deixar o caminho aberto para a perda da qualidade de vida, o envelhecimento acelerado e até mesmo para o surgimento de problemas significativos de saúde.
A boa notícia é que, com a avaliação adequada e uma abordagem personalizada e estratégica, costuma-se restaurar o equilíbrio hormonal e recuperar a saúde, o bem-estar e, também, ajudar a prevenir doenças.
Se você tem percebido alguns desses sinais no seu dia a dia, procure acompanhamento médico de confiança. Aqui, trabalhamos de maneira integrativa, avaliando suas necessidades reais e buscando manter seu corpo saudável de forma fisiológica e segura.
Para mais informações e agendamento de consulta comigo, toque aqui!
Espero ter esclarecido um pouco mais o assunto!
Abraços,
Clarisse Rachid, MÉDICA
CREMESP 199403
Você já se perguntou se aquele cansaço constante, a queda de cabelo ou a dificuldade para emagrecer podem ter relação com a sua tireoide? Muita […]
Com o avanço da idade, é natural que os níveis hormonais comecem a cair gradativamente. E além da idade, também existem hábitos e fatores do […]
O estradiol é um dos hormônios mais conhecidos do corpo humano, principalmente por seu papel na saúde sexual feminina. Ele é a principal forma de […]